TERÇO DOS HOMENS

• Marcelo Junger

Todas as Quartas-feiras após a Missa das 19h30

52932986_2239756019413284_25091554910121

​         Os planos da Providência são insondáveis. As suas mensagens podem chegar-nos pelos os meios mais inverossímeis. É o que aconteceu com a origem do Terço dos Homens Mãe Rainha (THMR). Tive a graça de acompanhar o seu crescimento desde o começo. A Providência Divina aproveitou-se da iniciativa de um pequeno grupo de homens que rezavam o terço na rua enquanto suas esposas participavam de reuniões da Campanha da Mãe Peregrina do Movimento de Schoenstatt. Isto acontecia mensalmente, junto do Santuário-lar da Casa da Mãe Rainha, na paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, na cidade de Maceió em Alagoas.

Esta devoção durou pouco não conseguindo congregar muitos participantes. No entanto a iniciativa não se perdeu, graças à fé e ao olhar perspicaz de uma pernambucana, mãe de um sacerdote e missionária da Campanha da Mãe Peregrina. Ela aproveitou este exemplo e convenceu o seu pároco a fazer uma experiência semelhante. Sob a orientação do Pe. Américo Vasconcelos, salesiano e desta senhora, Oneida Araújo da Silva, que germinou em 1997 a primeira semente do Terço dos Homens em nível paroquial, no Município de Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco. Este começo deu-se na capela de Nossa Senhora do Livramento, transformada em Santuário Paroquial de Schoenstatt. O grupo começou com 15 homens, alguns já faleceram.

Mas, um passo importante veio mais tarde, quando um Padre de Schoenstatt, José Pontes, conheceu a experiência desta paróquia, em Jaboatão, onde um grupo de homens reunia-se para rezar o terço. Achou a iniciativa audaz e resolveu experimentá-la no Santuário da “Nova Evangelização”, na diocese de Olinda e Recife. Foi aí que o Terço começa a ter seu grande desenvolvimento, integrando-se na fecundidade do Santuário e na força do carisma do seu Movimento. Vários anos se passaram para que ele ganhasse raízes e se organizasse devidamente. Em Maio de 1998, o Terço passa a ser rezado semanalmente. É com este ritmo que ele vai explodir para novos Horizontes.

Fonte: https://www.tercodoshomens.org.br/origem-do-terco-p