CATEQUESE

Todos os Sábados após a Catequese

catequese.jpg

Catequese

A catequese é a formação permanente da Fé de crianças, jovens  e adultos. Seu objetivo mais amplo é a formação básica do Catolicismo, visando à recepção do Sacramento da Comunhão e a perseverança na comunidade. Esta é uma tarefa que deve ser de responsabilidade de todos os cristãos e não apenas do catequista.
Não se limita a preparar para a celebração dos sacramentos. Ela leva a uma iniciação na experiência religiosa e na oração. Leva também ao crescimento da Igreja. A igreja do amanhã depende da catequese de hoje.
A Catequese deve despertar a alegria de ser cristão. Por isso, deve preocupar-se continuamente não só em levar conhecimento dos mistérios da fé, mas também abrir os corações à conversão e à adesão.
O catequista é enviado a semear a esperança com gestos e palavras e levar a todas as pessoas a mensagem salvadora do amor. Também deve ter uma formação permanente. Todos somos alunos e discípulos da vida e da fé desde a infância até a terceira idade. Crescendo na fé à medida que, inserido no grupo de catequistas, vai ajudando os outros a progredirem na fé. Os apóstolos cresceram na fé seguindo Jesus e evangelizando como Ele.
Ser catequista é acolher, com amor e dedicação, uma vocação - missão de fundamental importância, pois quem responde SIM a essa vocação se coloca à disposição para ajudar os que já seguem Jesus a serem discípulos mais conscientes, coerentes, maduros e generosos.
Ser catequista é colaborar com a graça de Deus e com a pessoa, para que ela assuma seu sim a Deus, e avance rumo à maturidade na fé, na esperança e no amor.
Convidamos as pessoas que se sintam chamadas a participarem de nosso grupo. Ser catequista é uma linda missão!