BATISMO

A Pastoral promove os encontros de pais e padrinhos, preparação para celebração do Batismo.

A participação é obrigatória para a realização do sacramento.

•  Maria de Jesus Pereira

• Gorete S. Borges

2ª Sexta-feira do mês, após a Santa Missa das 19h30.

Última Segunda-feira do mês, Cenáculo nas residências dos agentes da pastoral

batismo-do-senhor.jpg

Pastoral do Batismo

A Pastoral do Batismo, formada por cristãos católicos leigos, em apoio aos trabalhos do Vigário da Paróquia, objetiva informar, instruir e conscientizar os pais e padrinhos para este ato sacramental, visando a condução gradativa dos batizados às atividades cristãs católicas e nas celebrações da igreja.

O que é o Sacramento do Batismo?
      Batismo é o fundamento de toda a vida cristã, a porta de entrada para a vida na comunidade e o acesso aos demais sacramentos. Pelo batismo somos libertados do pecado original e regenerados como filhos de Deus, tornando-nos membros de Cristo, somos incorporados à Igreja e participantes de sua missão.

Quem pode receber o Batismo?

Pode ser batizada toda pessoa ainda não batizada e somente ela (cf. cân. 864). Qual é a missão do Padrinho e da Madrinha?
O Padrinho e a Madrinha tem dupla responsabilidade:
1. orientar o(a) afilhado(a) no crescimento da fé cristã, complementando ou substituindo os pais nesta missão no impedimento destes,
2. junto com os pais, apresentar ao batismo o batizando criança.
Lembramos que ser padrinho ou madrinha não é um prêmio, mas sim um compromisso por toda a vida.

Para padrinho e madrinha é necessário:

Ter consciência da missão que está abraçando, desejando ser luz e fermento da vida cristã da criança que está assumindo como afilhada;
Ser católico, fiel aos preceitos da Igreja;
Ser maior de 16 anos;
Ser solteiro desimpedido ou serem casados na Igreja Católica;
Ter participado da Formação para o Batismo (válido por 2 anos). Onde a criança deve ser batizada?
A criança deve ser batizada na comunidade onde os pais frequentam. Caso se deseja realizar o batizado em outra Paróquia ou comunidade deve-se conversar com o Padre da comunidade de origem e pegar com ele uma autorização por escrito.

Ser batizado é a maior graça que alguém pode receber na terra; por isso, a Igreja não quer que ninguém fique sem o Batismo; e a criança, pela fé dos pais e padrinhos, deve logo ser batizada.

Faça parte desta Pastoral conosco!!!